A Regulamentação da Profissão de Educação Física Para Uma Categoria Profissional: o Caso de Minas Gerais
Por Maria José Carvalho (Autor), Gustavo Bavaresco (Autor), Edson de Oliveira (Autor), Marisa Sousa (Autor), Gustavo Paipe (Autor), Claudio Augusto Boschi (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 11, n 2, 2021.
Resumo
O objetivo do presente estudo foi caracterizar a evolução do processo de regulamentação da profissão de Educação Física e a sua representação na perspectiva dos Conselheiros do Sistema CONFEF/ CREF6/MG, no Estado de Minas Gerais. Recorreu a uma abordagem qualitativa com a aplicação de entrevistas, bem como a interpretação de documentos legais. Os principais resultados foram divididos em 4 categorias sendo: i) Das APEFs à regulamentação da profissão de Educação Física; ii) Ensino da Educação Física e do Esporte na Escola; iii) Atividade Física e Saúde; iv) Treinamento Esportivo; v) Gestão do Esporte. Podemos subentender dentro das categorias propostas que os Conselheiros percebem uma melhoria na qualidade da Educação Física e Esporte a partir da regulamentação desta profissão.