A Relação Conturbada Entre Torcida e Atletas: Quem Exige o Que de Quem?

Parte de Psicologia do Esporte - da Escola a Competição . páginas 165 - 180

Resumo

É comum ouvirmos notícias relacionadas à violência entre torcedores e, até mesmo, entre jogadores. Essa violência está cada vez mais presente no meio esportivo. A presença do público tem uma influência relevante, por si só, e é de considerável importância em relação às atitudes e comportamentos de certos jogadores, o que provoca um clima tenso, gerando brigas durante eventos esportivos, ou ainda, apatia e inércia.
As causas dessa violência, bem como de outras demonstrações de estado de humor, são inúmeros fatores que tentaremos estudar, procurando sempre enfatizar os aspectos mais significantes que tendem a influenciar as equipes e seus jogadores. Temos indivíduos e equipes esportivas que só conseguem obter êxitos em competições, quando se deparam com o público adversário, passando a jogar em função do público que está fora da quadra, e não mais com a equipe adversária. Como também temos aqueles que não conseguem jogar nem mesmo diante de sua própria torcida ou de seus parentes próximos.
Em cada um destes casos temos reações diferentes: aqueles que preferem jogar com o público prestigiando, aqueles que preferem uma oposição do público, aqueles que apenas jogam quando a torcida está incentivando, e tornam-se apáticos quando esta não se manifesta. Tais situações podem ser vistas a todo o momento, ao assistirmos um evento esportivo, no qual o “ídolo” da torcida faz gestos para que o público se manifeste, o que psicologicamente estará motivando a equipe, ainda que inadequadamente, ou mesmo de uma maneira não própria daquele grupo (a torcida fora chamada a participar, fora excitada pelo seu ídolo) .

Acessar