Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender os desafios e as possibilidades que permearam as práticas pedagógicas conduzidas por professores de Educação Física de escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro no ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com suporte da Análise de Conteúdo, que examinou as respostas de oito docentes que atuaram com ensino remoto no segundo segmento do ensino fundamental. Os resultados mostraram que os desafios e potencialidades incidiram sobre a Relação teoria e prática; a Interação professor-aluno; a Participação e motivação dos alunos nas aulas; o Uso das tecnologias nas aulas de Educação Física; as Dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conhecimento em Educação Física. Os professores apontaram que a inserção da tecnologia por um lado facilitou a comunicação entre professores e alunos, mas, também, foi uma barreira, pois parte dos alunos das escolas públicas não possuíam equipamentos ou conectividade para acompanhar as aulas. A Educação Física, por ser um componente curricular que mantém uma relação mais direta com o corpo em movimento, teve maiores dificuldades que as demais, uma vez que a dinâmica das aulas remotas as tornou excessivamente conceituais, bem como as aulas ficaram sem a interação típica das presenciais devido ao ambiente virtual.

Acessar