A Relação dos Alunos com os Saberes nas Aulas de Educação Física
Por Wagner dos Santo (Autor), Sayonara Cunha de Paula (Autor), Juliana Martins Cassani Matos (Autor), Matheus Lima Frossard (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 17
Resumo
A pesquisa objetiva compreender a relação que os alunos estabelecem com os saberes aprendidos na Educação Física escolar e suas implicações para a constituição da especificidade desse componente curricular. Do tipo narrativa, define como colaboradores alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Vitória/Espírito Santo, sendo 30 discentes do 6º ano e 25 do 9º ano. Possui como instrumentos para produção das fontes: desenhos, explicações sobre os desenhos, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Pelo fato de a Educação Física ser uma disciplina que trabalha com as experiências e práticas corporais, os alunos tendem a associar o aprendizado dos conteúdos à ludicidade e ao prazer. Para compreender essa associação, analisam-se os processos de escolarização e a inserção da Educação Física nesse contexto.