A Relação e a Comunicação Entre Treinadores, Pais e Atletas em Contextos de Formação Desportiva

Por Rui Gomes (Autor).

Parte de Psicologia do Esporte - da Escola a Competição . páginas 131 - 164

Resumo

A interacção estabelecida entre treinador, pais e atletas é frequentemente designada no desporto por “triângulo desportivo”, pretendendo caracterizar os relacionamentos existentes entre as três partes e, simultaneamente, chamar a atenção para as consequências que daí podem advir para o desenvolvimento psicológico dos atletas (HELLSTEDT, 1987; HORN & HORN, 2007; SMITH & SMOLL, 1996A; SMITH, SMOLL, & SMITH, 1989). Hoje em dia, é assumido que a comunicação mantida entre cada um destes agentes pode ter repercussões na qualidade da experiência desportiva que é proporcionada aos jovens bem como condicionar os níveis de aprendizagem e rendimento desportivo.
Se analisarmos a ligação entre dois dos “vértices” do triângulo, treinador e atletas, é vulgar ouvirmos queixas ou “acusações” dos segundos relativamente à falta de comunicação com o responsável técnico, embora ambos assumam publicamente a importância da existência de um relacionamento eficiente para a criação de um ambiente positivo na equipa (CONNELLY & ROTELLA, 1991; WHITE, 2007). Por vezes, estes problemas surgem quando os técnicos não estão sensibilizados para os efeitos de determinados estilos de comunicação e modos de agir, preferindo centrar-se no processo de treino e de competição, reduzindo ao máximo a troca de opiniões com os praticantes. No entanto, a investigação neste domínio tem vindo a demonstrar que a qualidade destas interacções condiciona variáveis tão importantes como os sentimentos de diversão e gozo desportivo, o grau de atracção e proximidade entre os elementos que constituem a equipa, a autoestima, a ansiedade competitiva e mesmo a vontade ou recusa em continuar a praticar desporto (CUMMING, SMOLL, SMITH, & GROSSBARD, 2007; FISHER, MANCINI, HIRSCH, PROULX, & STAUROWSKY, 1992; SMITH & SMOLL, 1990; SMITH, ULLRICH-FRENCH, WALKER II, & HURLEY, 2006; WESTRE & WEISS, 1991)

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