Resumo

O desempenho no polo aquático depende de jogadores com adequadas características an-tropométricas e com boas capacidades coordenativas e condicionais. Essas características permitem deslocamentos rápidos e intensos, e eficiente organização coletiva de ataque e de-fesa. O objetivo deste estudo foi avaliar a existência de relação entre parâmetros antropomé-tricos e de desempenho em testes de potência e agilidade, realizados fora e dentro da água, em jogadores de polo aquático de nível regional. Doze jogadores do sexo masculino (32.6 (7. 9 a n o s d e i d a d e , 1 2 . 7(9.7 anos de experiência em treinos e competições) participaram des-te estudo. Após avaliação antropométrica, os jogadores realizaram testes de salto vertical em terra, salto vertical na água em eggbeater, velocidade da bola após arremesso e agilida-de em polo aquático. Testes de correlação apontaram correlação estatística entre estatura e altura atingida no salto vertical em eggbeater, massa corporal total e altura atingida no salto vertical em terra, massa corporal total e potência de membros inferiores e salto vertical em terra e potência de membros inferiores relativa à massa corporal. Não foi encontrada rela-ção entre os desempenhos nos testes dentro e fora da água. Resultados foram similares ou inferiores aos de jogadoras de polo aquático de nível internacional

REFERÊNCIAS

Ambegaonkar, J. P., Caswell, S. V., Winchester, J. B., Shimokochi, Y., Cortes, N., & Caswell, A. M. (2013). Ba-lance comparisons between female dancers and active nondancers. Research Quarterly for Exercise and Sport, 84(1), 24-29. doi:10.1080/02701367.2013.762287Bruyneel, A. V., Mesure, S., Paré, J. C., & Bertrand, M. (2010). Organization of postural equilibrium in se-veral planes in ballet dancers. Neuroscience Letters, 485(3), 228-232. doi:10.1016/j.neulet.2010.09.017Cornilleau-Pérès, V., Shabana, N., Droulez, J., Goh, J. C. H., Lee, G. S. M., & Chew, P. T. K. (2005). Measure-ment of the visual contribution to postural steadiness from the COP movement: Methodology and reliabili-ty. Gait Posture, 22(2), 96-106. doi:10.1016/j.gait-post.2004.07.009Crotts, D., Thompson, B., Nahom, M., Ryan, S., & Newton R. A. (1996). Balance abilities of professional dancers on select balance tests. Journal of Orthopae-dic & Sports Physical Therapy, 23(1), 12-17.Duarte, M., & Freitas, S. M. (2010). Revisão sobre posturografia baseada em plataforma de força para avaliação do equilíbrio. Revista Brasileira de Fisioterapia, 14(3), 183-192. doi:10.1590/S1413-35552010000300003Gómez-Guzmán, V. (2017). Ballet and dance/ move-ment therapy: Integrating structure and expression(Unpublished master’s thesis). Retrieved from https://digitalcommons.slc.edu/dmt_etd/30Hunter, M. C., & Hoffman M. A. (2001). Postural con-trol: Visual and cognitive manipulations. Gait Posture, 13(1), 41-48. doi:10.1016/S0966-6362(00)00089-8Hutt, K., & Redding, E. (2014). The effect of an eyes--closed dance-specific training program on dynamic balance in elite pre-professional ballet dancers: A randomized controlled pilot study. Journal of Dance Medicine & Science, 18(1), 3-11. doi:10.12678/1089--313X.18.1.3Kiefer, A. W., Riley, M. A., Shockley, K., Sitton, C. A., Hewett, T. E., & Cummins-Sebree. S. (2011). Multi--segmental postural coordination in professional bal-let dancers. Gait Posture, 34(1), 76-80. doi:10.1016/j.gaitpost.2011.03.016Miller, H. N., Rice, P. E., Felpel, Z. J., Stirling, A. M., Bengtson, E. N., & Needle, A. R. (2018). Influence of mirror feedback and ankle joint laxity on dynamic ba-lance in trained ballet dancers. Journal of Dance Me-dicine & Science, 22(4), 184-191. doi:10.12678/1089--313X.22.4.184Notarnicola, A., Maccagnano, G., Pesce, V., Pierro, S. D., Tafuri, S., & Moretti, B. (2014). Effect of teaching with or without mirror on balance in young fema-le ballet students. BMC Research Notes, 7(1), 1-8. doi:10.1186/1756-0500-7-426Patel, M., Fransson, P. A., Johansson, R., & Magnusson M. (2011). Foam posturography: Standing on foam is not equivalent to standing with decreased rapidly adapting mechanoreceptive sensation. Experimen-tal Brain Research, 208(4), 519-527. doi:10.1007/s00221-010-2498-6Pérez, R. M., Solana, R. S., Murillo, D. B., & Hernández, F. J. M. (2014). Visual availability, balance performan-ce and movement complexity in dancers. Gait Posture, 40(4), 556-560. doi:10.1016/j.gaitpost.2014.06.021Perrin, P., Deviterne, D., & Hugel, F. P. C. (2002). Judo, better than dance, develops sensorimotor adaptabi-lities involved in balance control. Gait Posture, 15(2), 187-194. doi:10.1016/S0966-6362(01)00149-7Prieto, T. E., Myklebust, J. B., Hoffmann, R. G., Lovett, E. G., & Myklebust B. M. (1996). Measures of postural steadiness: Differences between healthy young and elderly adults. IEEE Transactions on Biomedical Engi-neering, 43(9), 956-966. doi:10.1109/10.532130Silva, P. J. G., Nadal, J., & Infantosi, A. F. C. (2012). In-vestigating the center of pressure velocity Romberg’s quotient for assessing the visual role on the body sway. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica, 28(4), 319-326. doi:10.4322/rbeb.2012.039Simmons, R. W. (2005). Sensory organization deter-minants of postural stability in trained ballet dancers. International Journal of Neuroscience, 115(1), 87-97. doi:10.1080/00207450490512678Sobrino, F. J., de la Cuadra, C., & Guillén, P. (2015). Overuse injuries in professional ballet: Injury--based differences among ballet disciplines. Or-thopaedic Journal of Sports Medicine, 3(6), 1-7. doi:10.1177/2325967115590114Radell, S. A. (2003). Effect of teaching with mirrors on ballet dance performance. Perceptual and Motor Skills, 97(3), 960-964. doi:10.2466/PMS.97.7.960-96

Acessar