A Relação Entre Concepções de Esporte e as Políticas Públicas do Setor na Gestão Municipal: Uma Análise a Partir de Gestores
Por Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo (Autor), Vinícius Machado de Oliveira (Autor), Jeferson Roberto Rojo (Autor), Eduard Angelo Bendrath (Autor), Andréia Paula Basei (Autor), Fernando Augusto Starepravo (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 12, n 3, 2022.
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar as concepções de esporte dos gestores públicos municipais e sua inter-relação com as ações promovidas no subcampo das políticas públicas de esporte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, na qual foi aplicada uma entrevista semiestruturada com gestores municipais de esporte de uma microrregião central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram categorizados e analisados mediante a Análise de Conteúdo. O estudo evidencia que os conceitos de esporte não são compatíveis aos tipos de ações promovidas pelas instituições públicas. Se infere que no habitus dos agentes no interior do subcampo, há em certa medida, a internalização de representações objetivas e formas tradicionais de fazer política no esporte. Esse cenário implica em fragilidades no desenvolvimento esportivo regional, em função da unilateralidade das políticas do setor, sobretudo no contexto dos municípios de pequeno porte, que em certa medida, dependem de iniciativas do poder público local.