A relação entre Educação Física e o Exame Nacional do Ensino Médio Um protocolo de revisão de escopo
Por Andressa Marques da Silva (Autor), Rute Viégas Nunes (Autor), Marcelo Skowronski (Autor), Ana Paula Dahlke (Autor), Alex Branco Fraga (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 326, 2025.
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um protocolo de revisão de escopo para mapear de que modo as pesquisas acadêmicas abordam a relação entre a Educação Física e o Exame Nacional do Ensino Médio no contexto do sistema educacional brasileiro. O protocolo foi construído a partir do Manual Joanna Briggs Institute para síntese de evidências. A estratégia de busca foi montada com auxílio dos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) e do Medical Subject Headings (MeSH). A busca dos estudos será conduzida em bases de dados vinculadas à área das ciências da saúde/Educação Física e ciências humanas/educação e a análise será qualitativa descritiva. O resultado esperado é a realização de uma revisão ampla, detalhada e rigorosa acerca da temática investigada, além de contribuir com o campo das pesquisas qualitativas em Educação Física e saúde, tendo em vista que este tipo de protocolo ainda não faz parte da tradição da área para construção de revisões.
Referências
Arkey, H., e O'Malley, L. (2005) Scoping studies: towards a methodological framework, International Journal of Social Research Methodology, 8(1), 19-32. https://doi.org/10.1080/1364557032000119616
Aromataris, E., Lockwood, C., Porritt, K., Pilla, B., e Jordan, Z. (Eds.) (2024). JBI Manual for Evidence Synthesis. Joanna Briggs Institute. https://doi.org/10.46658/JBIMES-24-01
Barbosa Filho, V.C., e Tricco, A.C. (2019). Scoping review: a relevant methodological approach for knowledge synthesis in Brazil’s health literature. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 24, 1-6. https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0082
Bracht, V. (1997). Educação Física e aprendizagem social (2ª ed.). Editora Magister.
Bracht, V., e González, F.J. (2005). Educação física escolar. In: F.J. González, e P.E. Fensterseifer (Orgs.). Dicionário crítico de educação física. Editora Unijuí.
Brandão, H.N., Meira, I.A., Piagge, C.S.L.D., e Cosme-Trindade, D.C. (2021). Phytotherapy in the treatment of oral candidiasis: A scoping review protocol. Research, Society and Development, 10(7), e35010716653. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16653
Brasil (2009). Matriz de Referência ENEM. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/matriz_referencia_novoenem.pdf
Cordeiro, L., e Soares, C.B. (2019). Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. Boletim do Instituto de Saúde, 20(2), 37-43. https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34471
Davison, G., Kelly, M.A., Thompson, A., e Dornan, T. (2020). Children’s and adolescents’ experiences of healthcare professionals: Scoping review protocol. Systematic Reviews, 9(51). https://doi.org/10.1186/s13643-020-01298-6
Fensterseifer, P.E., González, F.J., Schwengber, M.S.V., e Silva, S.P. (2013). Educação Física nas avaliações em larga escala brasileiras: balanço e desafios. In: Avaliações da educação básica em debate: ensino e matrizes de referência das avaliações em larga escala (pp. 357-380). INEP.
Franchi, S., Ferreira, C.L., e Fagundes, L.A. (2016). Educação física no ENEM: Valorização da cultura corporal? Anais do II Fórum Internacional de Educação. Universidade de Santa Cruz do Sul. http://docplayer.com.br/29159518-Educacao-fisica-no-enem-valorizacao-da-cultura-corporal-resumo.html
Franchinotti, R., Moler, M., Paulenas, E., Andreu, M., e Pérez-Saura, M.J. (2022). Intervenciones no farmacológicas orientadas a desórdenes en la alimentación en pediatría: un protocolo de revisión de alcance: Nonpharmacological interventions targeting feeding disorders in pediatrics: a scoping review protocol. Revista Terapia Ocupacional Galicia, 19(2), 170-175. https://www.revistatog.es/ojs/index.php/tog/article/view/193
Fensterseifer, P.E., Silva, S.P., e González, F.J. (2020). Escola, conhecimento e democracia: o lugar da educação física. In: E. Galak, P. Athayde, e L. Lara, L. (Org). Por uma epistemologia da educação dos corpos e da educação física (pp. 15-31). EDUFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29064
Galvão, M.C.B., e Ricarte, I.L.M. (2020). Revisão sistemática da literatura: Conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, 6(1), 57-73. https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
González, F.J., e Fraga, A.B. (2009). Referencial Curricular de Educação Física. In: Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado de Educação. Departamento Pedagógico (Org.). Referencias Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (1ª ed.), (2), 112-181. https://www.researchgate.net/publication/316682125
Kohl, H.G. (2010). Educação física na educação básica e o novo ENEM: Novos desafios e novas possibilidades. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac. http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino-pesquisa/2011/IV/anais/comunicacao/022_2010_ap_oral.pdf
Levac, D., Colquhoun, H., e O'Brien, K. K. (2010). Scoping studies: Advancing the methodology. Implementation Science, 5(69). https://doi.org/10.1186/1748-5908-5-69
Marques, R. (2020). A educação física no Exame Nacional do Ensino Médio: Trajetória, conceitos e práticas pedagógicas [Dissertação de Doutorado em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo]. https://repositorio.ufes.br/handle/10/15269
Marques, R., Gama, J.C.F., Oliveira Junior, G.L., Ferreira Neto, A., e Santos, W. dos (2021). A educação física no ensino médio e os exames estandardizados: uma análise das questões do ENEM. Movimento, 27, e27076. https://doi.org/10.22456/1982-8918.113585
Marques, R., Stieg, R., e Santos, W. dos (2022). Estratégias pedagógicas de educação física destinadas à preparação dos alunos para o Enem. In: SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5042
Mattos, S.M., Gonçalves, A. de F., e Fernandes, M. de M. (2021). Recommendations for teaching Physical Education in schools during the Covid-19 pandemic: a review protocol. Research, Society and Development, 10(13), e70101320812. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.20812
Page, MJ, Mckenzie, JE, Bossuyt, PM, Boutron, I., Hoffmann, TC; Mulrow, CD, Shamseer, L., Tetzlaff, JM, Akl, EA, Brennan, SE, Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, JM, Hróbjartsson, A., Lalu, MM, Li, T., Loder, EW, Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, LA, Stewart, LA, Thomas, J., Tricco, AC, Welch, VA, Whiting, P., e Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71