A relação entre o currículo estabelecido pela instituição e a intervenção dos profissionais responsáveis pelo processo de formação de futebolistas de alto rendimento

Parte de O FUTEBOL E OS FUTEBOLISTAS DO FUTURO: Análise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso . páginas 108 - 124

Resumo

Compreender a organização do documento intitulado “Currículo de Formação de Jogadores Profissionais” foi essencial para que fosse possível analisar a relação entre o currículo estabelecido pela instituição e a intervenção dos profissionais responsáveis pelo processo de formação de futebolistas de alto rendimento da Ferroviária Futebol S. A. Este documento possui 42 páginas e está organizado em cinco partes, a saber: Apresentação e Objetivos, Seleção de Talentos – Montagem de Elencos, Modelo e Ideia de Jogo, Processo de Formação e Currículo. As referidas partes que compõem o documento podem ser agrupadas em três grupos de conteúdos, respeitando os princípios propostos por Santos (2009b), no que se refere à organização da formação de futebolistas. No grupo de conteúdos relacionados ao princípio etnomotor, é possível aglutinar as informações apresentadas nos tópicos Apresentação e Objetivos e Seleção de Talentos - Montagem de Elencos, pois tais temas se relacionam ao contexto em que ocorre a intervenção. No que se refere ao princípio praxiológico, temos os conteúdos referentes ao Modelo e Ideia de Jogo e Currículo, haja vista que nestes estão presentes, predominantemente, as competências necessárias à formação de futebolistas em diferentes dimensões do rendimento esportivo. E, no último grupo, relacionado ao princípio sociodidático, que trata dos aspectos pedagógicos e, principalmente, didáticos da intervenção, temos as informações apresentadas no tópico denominado Processo de Formação, que trata dos apontamentos de como os profissionais devem proceder na formação de futebolistas na instituição Diante disso, é fundamental destacar que a Ferroviária Futebol S. A., no que se refere aos elementos constituintes do princípio etnomotor, possui definidas a visão e a missão do seu processo de formação, o que faz com que o clube se alinhe às práticas destinadas à formação adotadas pelos principais clubes europeus. De acordo com o European Club Association (JAROSZ; KORNAKOV, 2012), 87% dos clubes associados e investigados possuem definida a visão, e 90% a missão, para a formação de futebolistas de alto rendimento.