Resumo

Uma das preocupações dos educadores no contexto educacional se refere ao processo de avaliação. Neste texto pretende-se refletir as relações entre os valores e o processo de avaliação desenvolvido em aulas de Educação Física visando contribuir na aquisição da compreensão sobre a importância de se ter claro quais os valores que permeiam a ação pedagógica, propiciando uma discussão sobre essa questão. Hoffmann (1992), percebe a existência de uma contradição entre o discurso e a prática avaliativa de alguns educadores, onde a avaliação nas escolas tem se reduzido à função de controle, classificando e eliminando os alunos. Nesse ensaio, inicialmente, buscou-se estabelecer a relação entre valores e educação, em seguida refletiu-se sobre as funções/significados da avaliação e, posteriormente, abordou-se a avaliação da aprendizagem nas diferentes tendências pedagógicas da Educação Física. Conforme Luckesi (1995, p. 28) a avaliação “não se dá num vazio conceituai, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica”. O ato de avaliar é uma fonte de conhecimentos e novos objetivos a serem alcançados continuamente na prática educativa, sua função é de subsidiar a decisão da melhoria da aprendizagem auxiliando na construção de uma educação a favor da democratização da sociedade.

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