A Relação Interpessoal Treinador/a - Atleta no Contexto do Esporte Escolar Extracurricular
Por Mayara de Almeida Tavares (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor).
Resumo
As relações interpessoais são inevitáveis e as condutas desenvolvidas pelo/a treinador/treinadorapodem influenciar de maneira significativa as experiências positivas e/ou negativas dos jovens atletas.Objetivo:Diante disso, o objetivo desse estudo é analisar a relação interpessoal de treinadores/treinadora-atleta com melhorrelação interpessoal percebida pelas atletas no contexto escolar extracurricular.Metodologia:Trata-se de umestudo realizado com 3 treinadores/treinadora (Mas. n=2–Fem. n=1) de diferentes regiões esportivas do estadode Mato Grosso e suas respectivas equipes, totalizando 20 jovens atletas do sexo feminino, com idade entre 15 e17 anos, praticantes das modalidades handebol (n=2) e basquetebol (n=1). O conjunto de dados foi coletado nocontexto de treino, através de entrevista semiestruturada com as atletas por meio do grupo focal.Resultado:Comoresultado identificamos que os elementos que contribuem para qualidade das relações interpessoais positivasdos/da treinadores/treinadora com as atletas estão relacionados a confiança, amizade, afeto, cuidado e apoio social.