Resumo
O objetivo deste capítulo é condensar os diferentes caminhos, os vários procedimentos, inúmeros dados e as limitadas conclusões que foram norteadoras, objetivos e hipóteses do estudo. Os objetivos primordiais do estudo foram contribuir no esclarecimento de: ,- as intervenções afetivas do professor e sua influência no gosto, satisfação e atitudes em relação à aula e à disciplina de Educação Física; ,- as opiniões dos alunos perante as intervenções afetivas e instrucionais do professor; ,- os fatores influentes na definição das características de intervenção afetiva dos professores; ,- os fatores influentes na valorização do gosto, satisfação e atitude positivas dos alunos tendo em conta a aula e a disciplina de Educação Física. A consecução destes objetivos foi possível, através da observação direta da atuação dos professores em uma aula de Educação Física, em Escolas do Ensino Preparatório e Secundário da cidade de Lisboa, Portugal. O estudo envolveu a participação de cem professores e oitocentos alunos. Após o planejamento do estudo, treinamento dos observadores e elaboração dos instrumentos, foram coletados os dados referentes à amostra dos professores e dos alunos, em um período de tempo que durou mais de três meses. As intervenções do professor e as opiniões dos alunos foram registradas em instrumentos específicos, concebidos e adaptados, para o controle das variáveis. Os dados foram tratados na Faculdade de Motricidade Humana, em um computador Olivetti PC AT 386 SX, com o sistema operativo MS-DOS, utilizando os programas estatísticos do "SPAD - Systém Portable Pour L’Analyse Des Données", versão de janeiro de 1985, com uso de técnicas de estatística multivariada, nomeadamente, a Análise de Componentes Principais e a Classificação Automática (Cluster Analysis). Os dados foram analisados frente aos seguintes procedimentos; ,- análise descritiva de todas as variáveis; ,- análise dos dados da amostra dos professores frente a componentes principais, caracterizando-os em relação às variáveis do estudo; ,- análise dos dados da amostra dos alunos frente a componentes principais, caracterizando-os em relação às variáveis do estudo; ,- caracterização da amostra dos professores, tendo em conta a análise das variáveis preponderantes do estudo (sexo, habilitação profissional, ano de escolaridade); ,- caracterização da amostra dos alunos, tendo em conta a análise das variáveis basilares do estudo (idade, sexo, nível de opção, grupo de professores).