A relação pibid, formação e pandemia
Por Eliane Josefa Barbosa dos Reis (Autor), Maria Teresa Martins Fávero (Autor), Juliana Dias Boaretto (Autor).
Resumo
Este estudo teve por objetivo: Identificar os aspectos referentes a interferência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID na percepção dos acadêmicos participantes do programa através da análise dos seus relatos de experiência do curso de Licenciatura em Educação Física, de uma Instituição pública do Paraná. Nesse relato de experiência os acadêmicos contam como o PIBID interviu na sua formação durante o programa sendo ele totalmente de forma remota devido a pandemia do COVID-19. Ao finalizar sua participação o acadêmico entrega um relato de experiência vivida, apontando aspectos que marcaram sua memória durante a participação no programa. Para isto optou-se por aplicar o método: análise de conteúdo dos relatos de experiência para identificar os saberes docentes adquiridos durante a formação inicial dos participantes. Para isso foram elencadas três categorias iniciais de análise baseados na orientação de Tardif (2011); (1) os saberes provenientes da formação profissional para o magistério. (2) saberes provenientes da participação do programa. (3) saberes provenientes de sua própria experiência na profissão, em sala de aula e na escola. Resultados: Em relação à experiência profissional 42% dos pibidianos relataram ter grande relevância sobre a aproximação da teoria e da prática. Na segunda categoria saberes provenientes da participação no programa, 67% relatou que durante a sua participação a tecnologia foi fundamental e muito presente entre eles, o que facilitou o contato com a escola, orientadora e preceptores, sendo as ferramentas mais utilizadas; WhatsApp, Google Meet, Zoom e E-mail. Bem como a aproximação para elaboração de conteúdo digital. Quanto aos saberes provenientes da sua própria experiência na profissão, na sala de aula e na escola 33% dos acadêmicos relataram a experiência significativa para sua formação principalmente por conhecer a realidade da escola mesmo em tempo de pandemia que mudou o cenário educacional naquele momento e ressaltaram a integração com os professores mais experientes de suma importância para superarem os desafios ocorridos nesta nova configuração, tanto para o professor da escola quanto para eles. Para 50% deles foram momentos inesquecíveis e de muito aprendizado. Conclusão: De acordo com os relatos dos pibidianos, o programa proporciona inúmeras contribuições na formação inicial de docentes decorrentes da inserção dentro das escolas de Educação Básica tais como; adaptação e informação das condições de trabalho, experiência profissional, articulação da teoria e da prática, mediação de conhecimento, avanços de novas formas de ensino e aprendizagem, autonomia e experiência no âmbito escolar.