Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a ‘relação teoria-prática’ na formação do profissional da área de Educação Física. Seu objetivo principal foi analisar em que medida a proposta de estágio curricular, denominada de Estágio Supervisionado de Ensino Vivenciado (EV), desenvolvida no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vem contribuindo para o avanço na direção da unidade teórico-prática no interior do processo de formação. A referida proposta de estágio foi implantada no curso em 1990 com a finalidade de oportunizar aos alunos a prática de atividades de docência durante todo o percurso acadêmico e acabar com o dualismo teoria/prática, disciplinas técnicas/pedagógicas. Contudo, ao longo desses dez anos, nenhum estudo foi feito no sentido de analisar de forma sistemática o desenvolvimento dessa atividade. Assim, mais especificamente buscamos: a) analisar o contexto histórico em que se deu a criação e o desenvolvimento do curso de Educação Física da UFU, caracterizando seus traços essenciais; b) analisar as principais reformulações curriculares sofridas pelo curso explicitando os principais motivos que nortearam essas mudanças; c) analisar os programas das disciplinas, que exigem o cumprimento do EV, procurando identificar seus objetivos, conteúdos, dinâmicas de trabalho e formas de avaliação; d) identificar quais os principais problemas apontados por licenciandos e docentes em relação à unidade teoria-prática, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do EV; e) identificar em que medida o EV tem contribuído para a superação dos problemas relacionados à unidade teoria-prática na formação dos profissionais de Educação Física da UFU. Como procedimento geral de pesquisa procuramos apreender o objeto pesquisa enquanto elemento constitutivo de um contexto mais amplo e complexo e a partir da lógica que orienta a organização do trabalho no sistema capitalista. O âmbito da coleta de dados foi o curso de Educação Física da UFU envolvendo a análise documental e a realização de entrevistas com docentes e discentes, como forma de complementar as informações necessárias para o estudo. Os resultado evidenciam que se por um lado é possível reconhecermos que a experiência de Ensino Vivenciado do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFU se apresenta, no contexto atual, como uma das mais modernas e ricas alternativas para a superação da dicotomia estabelecida historicamente entre a teoria e a prática, no interior dos cursos de formação de professores, por outro, a mesma não tem conseguido cumprir com o seu papel de mediadora da relação teoria-prática. Isto porque as práticas pedagógicas e o trato com o conhecimento no interior do curso não privilegiam o espaço do estágio como um momento para pesquisa, intervenção e trabalho interdisciplinar.

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