Integra

“A prática traz a perfeição” como diz o famoso ditado, entretanto, essa sabedoria popular chega a obscurecer um aspecto crucial da aquisição de habilidades motoras: a prática que traz a perfeição acontece com base em algo que já existe (Connolly, 1970). Os etólogos clássicos como Lorenz e Tinbergen mostraram que a aprendizagem envolve a modificação dos “innate fixed patterns”. Esses autores também foram pioneiros em destacar o acoplamento percepção-ação em todo comportamento ao identificarem os chamados “innate releasing mechanisms”. Essas descobertas trouxeram uma nova concepção no estudo do comportamento indicando os possíveis substratos da ação. Pesquisas conduzidas nos últimos 20 anos evidenciaram possíveis substratos motores no indivíduo desde o período da vida intra-uterina até meados da primeira infância. Alguns os denominam de dinâmica intrínseca do sistema, mas seja qual for a conotação dada esses substratos atualmente já se reconhece que a aquisição de habilidades motoras se fará com base neles ou na sua modificação. Essacaracterística de continuidade no processo refere-se à uma propriedade geral dos indivíduos: eles são sistemas abertos que se mantém distantes do equilíbrio termodinâmico. Isto significa, em outras palavras, mudanças contínuas ao longo do tempo. Dessa forma, a distinção inexperiente – habilidoso é relativa (Manoel & Connolly, 1997). O sistema apresenta estados estáveis que são temporários posto que há um ciclo estabilidade-instabilidade-estabilidade (Tani, Connolly & Manoel, 1996, 1997). Identificar esse ciclo e investigar os processos que nele estão envolvidos é um dos desafios para uma compreensão mais aprofundada do processo de aquisição de habilidades motoras.

1 Mesa Redonda: Aquisição de habilidades motoras: Do inexperiente ao habilidoso, no Simpósio Paulista de Educação Física.
2 Laboratório de Comportamento Motor. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

BIBLIOGRAFIA
CONNOLLY, K. J. (1970). Skill development: Problems and plans: In K. Connolly (ed.), Mechanisms of motor skill development. London: Academic Press.

MANOEL, E. de J. & Connolly, K. J. (1997). Variability and stability in the development of skilled actions. In K. J. Connolly & H. Forssberg (eds), Neurophysiology and neuropsychology of motor development. London: Mac Keith s.

TANI, G.; Connolly, K. J. & Manoel, E. de J. (1997). Sistema antecipatório e processo adaptativo na aquisição de uma habilidade de rastreamento em função da idade. In Anais do V Simpósio Paulista de
Educação Física. Rio Claro: Depto.
Educação Física, Unesp.

Anais do V Simpósio Paulista de
Educação Física. Rio Claro: Depto.
Educação Física, Unesp.
Endereço para contato:
USP- Escola de Educação Física e Esporte
Laboratório de Comportamento Motor .
Av. Prof. Mello Moraes, 65 Butantã
Caixa Postal 11493
São Paulo SP
05508-900

Acessar