A Releitura de Portfólios Para a Construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia (análise das Práticas Pedagógicas)
Por Cláudia Queiroz Miranda (Autor), Benigna Maria de Freitas Villas Boas (Autor).
Em Educação & Sociedade v. 29, n 102, 2008. Da página 215 a 229
Resumo
O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. Palavras-chave : Trabalho de Conclusão de Curso; Avaliação; Formação de professores.