Resumo

O objetivo deste estudo foi o de analisar a repercussão midiática da temática atletas militares no Brasil. A busca foi realizada por meio do levantamento das reportagens nos jornais eletrônicos: O Globo, Estadão e Folha de São Paulo Os respectivos jornais foram selecionados considerando o significativo alcance nacional que possuem. Os dados referentes à repercussão da questão “atletas militares” foram obtidos através do levantamento das reportagens nos mecanismos de buscas. Após a realização do levantamento dos dados, as reportagens foram exportadas e inseridas no software NVivo - QSR International (versão 12), para que fosse possível realizar a análise na íntegra e sistematização das reportagens em temáticas emergentes que deram origem as categorias de análise. O número total de reportagens analisadas foi de 574. Foi possível identificar as seguintes categorias analíticas: Aspectos Políticos (n=47, f=16,21%), Eventos e Atletas Militares (n=32, f=11,03%), Apoio Financeiro de Atletas Militares (n=10, f=3,45%), o Ato da Continência (n=8, f=2,76%), Instalações Esportivas (n=6, f=2,07%), Investimentos Financeiros (n=3, f=1,03%) e, Outros Assuntos (n=184, f=63,45%). Observou-se a predominância de reportagens relacionadas com o aspecto político e às questões relacionadas aos posicionamentos partidários, caracterizando determinada polarização de opiniões sobre os militares. Além disto, pode-se observar que as políticas publicas desenvolvidas por meio de parcerias entre à esfera militar e a esfera esportiva potencializaram a repercussão sobre os atletas militares, tendo o Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e a continência dos atletas contemplados como o principal assunto evidenciado. Por fim, pode-se observar reportagens relacionadas ao apoio financeiro proporcionado os atletas, visto como um aspecto positivo na política esportiva brasileira.

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