Resumo

Este estudo teve como objetivo revisar e analisar os conceitos ditos científicos sobre as causas, mecanismos, indicadores ou sintomas e os métodos de intervenção "do" e "sobre" o estresse, bem como, as representações sociais veiculadas nos meios de comunicação formadores de opinião, principalmente jornais e revistas de grande circulação. A partir daí desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados um temático analítico sobre a fundamentação científica do estresse, os modelos de intervenção e uma aproximação da teoria do estresse com a teoria do autocontrole no processo civilizador de Norbert Elias. A análise desta pesquisa leva-nos a crer que existe uma certa falta de solidez teórica, devido a pluri causalidade de sintomas e do alto grau de subjetividade que determina uma condição prévia para o aparecimento e desenvolvimento das diversas sintomatologias. No campo da Educação Física, que sempre aparece como terapia auxiliar com atividades corporais, jogos e lazer detectamos que parece não existir um consenso no que se refere a prescrição e indicação de atividades conforme o tipo do indivíduo estressado.

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