Resumo

A variável confiança tem sido um importante marcador nas decisões de consumo e no respaldo de marcas diante ao mercado competitivo. Zanini (2005) aborda que muitas transações econômicas ocorrem baseadas na relação de confiança entre sujeitos, da mesma forma que as relações de confiança são necessárias para as constituições sociais. Traduzindo para o mercado, a confiança é um bem econômico, valorizado pelos sujeitos e pelo mercado, determinando um valor implícito às marcas correspondentes e sua reputação quanto ao atendimento às necessidades dos consumidores. Conforme Oleias (2016), a busca de gestores por diferenciação no mercado encontra-se também na relação de segurança com a marca. Já Raiol (2020), relata que a satisfação do cliente com o atendimento é a ferramenta de retenção mais utilizada. Assim, buscamos compreender a confiança/reputação destinada as marcas no mercado fitness, representadas pelas redes de academias do cenário nacional, através do conteúdo das reclamações, retornos e avaliações dos clientes pelo site Reclame Aqui®. Objetivos: Compreender a reputação das marcas do mercado de academias no brasil, através de suas avaliações no site Reclame Aqui.

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