Resumo

A responsabilidade social e o esporte possuem um alinhamento muito estreito, sabendo que o esporte contempla conceitos sociais e humanitários desde a sua gênese. A partir desta abordagem o presente estudo propôs-se a re-examinar o conceito de responsabilidade social defendido pelas entidades que detém a marca da Copa do Mundo da FIFATM e dos Jogos Olímpicos, FIFA e IOC, respectivamente. Com este propósito cruzaram-se comparativamente tais interpretações com os Balanços Sociais e/ou Anuais das empresas que patrocinam os dois megaeventos, a fim de identificar semelhanças e convergências entre ambos. A partir de uma análise qualitativa documental, constatou-se que o posicionamento entre esporte e responsabilidade social na concepção das empresas é reativo na maioria dos casos. Não há, portanto, repercussões relevantes, não fazendo parte da estratégia corporativa para comunicar-se quanto à adoção da responsabilidade social. Acompanha-se, em alguma medida, as iniciativas protagonizadas pela FIFA ou pelo IOC, seguido por trabalhos tímidos de iniciativa própria. Pressupôs-se, finalmente, uma ausência de indicadores exclusivos que tratem os dois temas em conjunto, o que dificulta a diferenciação com as demais ações de responsabilidade social corporativa.

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