Resumo
A obesidade e o sedentarismo são duas grandes ameaças à saúde pública no século XXI (OMS, 2004). A escola é uma instituição destinada a formar e educar a pessoa humana, através de um processo de ensino e aprendizagem, procurando o melhor desenvolvimento da vida dos educandos. Desta forma a questão norteadora deste estudo foi a de verificar como o sistema educativo, em particular a educação básica, tratam o tema da obesidade. Para isso, buscou-se investigar se e como a temática da obesidade é abordada na disciplina de Educação Física escolar, no ensino médio das escolas públicas na dependência administrativa federal e estadual na cidade de Maceió no Estado de Alagoas. Neste ambiente, do mesmo modo procuramos compreender as leis criadas pelo sistema legislativo, os documentos do poder executivo, além de analisar os documentos a nível local, no sentido de perceber a importância que é dada à questão da saúde e em particular à obesidade. Como estratégia metodológica para a recolha dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, sendo elaborados dois guiões de entrevista: um para professores de Educação Física e outro para alunos do 3º ano do ensino médio. Foram realizadas trinta e uma entrevistas com professores, e com os alunos as entrevistas foram em grupo ou “focus group”, com o objetivo de discutir o tema, sendo trinta e uma turmas, totalizando setecentos e cinquenta e quatro alunos participantes nas discussões. O “corpus” deste trabalho foi formado pelos documentos oficiais, ou seja, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Documento Norteador para a Intervenção Pedagógica da Educação Física nas escolas da rede estadual de ensino de Alagoas, bem como pela transcrição das entrevistas realizadas. Para interpretação do “corpus” foi utilizada a análise de conteúdo, ou seja, um conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando obter o conteúdo das mensagens (Bardin, 2004). Conclui-se que nas aulas da disciplina de Educação Física escolar , especialmente no ensino médio das escolas públicas de Maceió, em Alagoas, o tema da obesidade é abordado parcialmente, não sendo alvo de uma organização sistemática. A atividade desportiva oferece uma oportunidade de aquisição de conhecimentos que podem contribuir para a prevenção da obesidade. É necessário ensinar o desporto aos alunos através das suas dimensões cultural, social, axiológica, moral, entre outras , pois desta maneira o entendimento da disciplina na escola fará todo o sentido e significado para a vida dos alunos. Para isso seria essencial o desenvolvimento de políticas públicas por parte do Estado na educação, facilitando desta forma o trabalho da escola e das medidas educativas na prevenção da obesidade.