A Ressignificação e o Resgate da Educação Física nos Anos Iniciais Através da Perspectiva da Nova Matriz Curricular do Brasil Marista
Por Cristiane Diello Granville (Autor), Graziela Zanotta Acosta (Autor), Rubiane Severo Oliva (Autor), Thiago Silva Mocelin (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A proposta de ressignificar e resgatar o papel da Educação Física, como componente curricular essencial para o currículo e para a formação dos estudantes dos Anos Iniciais é parte de um projeto maior de reestruturação curricular dos Colégios do Brasil Marista. O Colégio Marista Rosário, vem implementando as novas Matrizes Curriculares, como parte de um conjunto de ações dos planejamentos estratégicos das 36 escolas da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Desde 2012, foram mais de 30 horas de estudos e aprofundamentos deste documento, que amparado nas Diretrizes Nacionais, desdobra-se em quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Uma preocupação em nossa unidade, que atende mais de 1000 estudantes nos Anos Iniciais, com vistas a garantir a excelência da aprendizagem, tem sido com a formação pedagógica do professor especialista, pouco aprofundada na formação acadêmica. Nesse artigo relatamos o processo de resgate da Educação Física, na área do conhecimento onde ela está inserida e como parte fundamental de um currículo que privilegia a educação integral. Utilizando-nos da metodologia da pesquisa-ação, nos tornamos pesquisadores e sujeitos reflexivos sobre a atuação em sala de aula, buscando na nova Matriz Curricular uma forma de significar conteúdos específicos da Educação Física, tornando-os fundamentais para a construção de competências e de habilidades básicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.