A retomada da identificação?: As representações discursivas da Seleção Brasileira Masculina de Futebol na cobertura d’O Globo no Rio-2016
Por Francisco Angelo Brinati (Autor), André Ferreira Lamounier (Autor).
Em 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O Brasil, ao longo de uma representação de mais de cem anos, ganhou pelo esporte o epíteto de “país do futebol”. Contudo, desde as primeiras partidas, passando pela criação da seleção brasileira em 1914 até os tempos atuais, assistimos a uma mudança nessa ideação majoritária. A fatídica derrota na Copa de 2014 para a Alemanha culminou no momento de menor identificação nacional com o time. Mas a campanha dos Jogos Olímpicos foi marcante em diversos sentidos. Sendo assim, analisaremos neste artigo a trajetória da Seleção Brasileira Masculina na Rio 2016 pelas páginas do jornal O Globo e o impacto que isso trouxe para a representação da seleção na imprensa.