Resumo

A linguagem ocupa lugar de destaque na humanização do sujeito por propulsionar aspectos de desenvolvimento humano específicos e constitutivos da consciência. Possibilita o dialogismo que tem como característica principal conceber a unidade do mundo nas múltiplas vozes, as quais participam do diálogo da vida, bem como emprega sentido às diferentes marcas dialógicas que se evidenciam por meio de enunciados. Enunciados que se entrecruzam em rodas de conversa. Com base nessas premissas, esta pesquisa tem o objetivo de discutir os aspectos formativos das práticas pedagógicas com a linguagem verbal, nas rodas de conversa, entre a pedagoga e os atletas das categorias de base da Associação Chapecoense de Futebol (ACF). De caráter qualitativo e cunho etnográfico, a pesquisa foi desenvolvida mediante leitura de bibliografia da área e análise de três rodas de conversa realizadas com os atletas das categorias Sub 15 e Sub 17 da ACF. Com base no diálogo entre estudos sobre a psicologia histórico-cultural, de Vygotski e a perspectiva dialógica da linguagem, de Bakhtin, estabeleceram-se reflexões sobre as possibilidades de expressão dos atletas e o modo como as vozes desses sujeitos se situam no processo formativo da roda de conversa, objeto desta pesquisa. Por fim, ressaltou-se o conceito basilar de interação verbal, pelo qual se dão as apropriações culturais e a constitutividade da linguagem, como condições de humanização de elementos fundamentais, na Educação Não Formal, como se nomea o espaço de alojamento dos atletas, espaços estes vinculados à importância de se ouvir o sujeito, para permitir o encontro das vozes dissonantes na roda e considerar a formação integral desses atletas.

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