Resumo

Essa pesquisa teve por objetivo investigar a satisfação das NPB dos alunos, assim como os possíveis motivos para o afastamento das aulas de EF no ensino fundamental. Para isso, recorreu-se ao método misto sequencial, com análises quantitativa (fase extensiva) e qualitativa (fase intensiva). A amostra da fase extensiva foi composta por 48 alunos do nono ano do ensino fundamental, submetidos à Escala de Necessidades Psicológicas Básicas para o Exercício. A amostra da fase intensiva foi composta por quatro alunos, os quais participaram das entrevistas coletadas mediante técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados quantitativos indicaram que, em geral, os alunos se sentem atendidos moderadamente em suas necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais, porém a necessidade de autonomia foi a dimensão menos contemplada nas aulas. Considerando os resultados qualitativos, nas entrevistas foram relatados os motivos que justificam o afastamento dos alunos pelas aulas da disciplina, sendo eles: a baixa percepção de competência para realizar as tarefas propostas (competência); a falta de oportunidade nas escolhas das atividades junto à professora, pouca diversidade de conteúdo e a distinção de atividades entre os sexos (autonomia). Assim, compreende-se que estes motivos tendem a configurarem-se como obstáculos para a motivação e, consequentemente, participação efetiva dos alunos nas aulas de EF.

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