Resumo

A competição desportiva está cada vez mais tecnológica e científica. Estudos na área da Odontologia mostram relação entre a saúde bucal e o desempenho do atleta de alto rendimento. O conhecimento do comportamento do sistema estomatognático, dos hábitos dos atletas da prevenção odontológica, ajudam o cirurgião-dentista, a elaborar e executar um planejamento preventivo-curativo visando a manutenção da saúde geral, influenciando positivamente o desempenho do atleta.

Objetivo: Objetivou-se dar uma visão geral e salientar alguns aspectos que possam contribuir para o melhor desempenho dos atletas de alto rendimento em relação às condições bucais como causa ou como consequência, da prática profissional de esportes.

Conclusão: O acompanhamento odontológico aos atletas de alto rendimento, de forma preventiva ou curativa, é imperativo para a garantia da manutenção do seu desempenho físico. Pesquisas multiprofissionais ainda precisam ser feitas para que a Odontologia possa contribuir mais diretamente na melhoria do desempenho desta categoria de atletas. O investimento na Odontologia preventiva, interceptativa e curativa nos atletas mirins e juvenis pode repercutir diretamente no seu desempenho, favorecendo a sua profissionalização. A interação entre a Odontologia e a Nutrição deve existir para que a dieta do atleta não prejudique a saúde bucal.

 

Acessar