Resumo

A dissertação, a partir do estudo de uma administração escolar participativa e democrática, permitiu novos, caminhos para uma resolução positiva na efetivação de um Projeto de Educação e Saúde de pré-escolar, entre quatro e sete anos no qual está inserido o Programa de Saúde Ocular. Essa mesma administração estimulou professores, pais e alunos para que neste trabalho conjunto seja formado uma só comunidade. As condições foram criadas para professores, alunos, famílias e pessoal da área Pedagógica de Educação Infantil envolvido nas escolas recebessem orientações quanto ao conhecimento técnico-científico sobre os distúrbios oftalmológicos. Para melhor entendimento sobre o assunto abordamos no nosso trabalho uma visão histórica e a fisiologia da visão como parte integrante de um processo educativo na área de Educação e Saúde do Pré-Escolar. Como procedimentos metodológicos empreendemos uma pesquisa de campo com crianças de quatro Escolas Municipais Infantil da cidade de Americana – São Paulo, realizando o Teste de Acuidade Visual das mesmas, utilizando a tabela com símbolos "Light House" (Anexo I). Os resultados obtidos foram satisfatórios, detectando-se os problemas de visão antes que a criança iniciasse o processo de alfabetização propriamente dito. Os encaminhamentos necessários foram feitos ao Centro de Saúde Local, que prossegue no acompanhamento dos mesmos. Isto nos permitiu enfatizar que, numa administração escolar democrática, é possível implementar ações e programas de saúde envolvendo toda a comunidade escolar num projeto em benefício dos seus alunos.

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