Resumo
Em um momento de ações e tentativas para se construir e constituir um Brasil “moderno”, como unir um povo sob as mesmas práticas e costumes? Como se deram essas tentativas pelo vasto território? Foram resistidas, assentidas, repelidas ou transformadas? Sendo o corpo território de subversão, liberdade, controle e interditos, o que poderia ter sido reservado á ele em termos de tentativa de educá-lo para esses novos tempos, em específico através da higiene e da educação física? Esta pesquisa se dedicou às prescrições e práticas de educação do corpo materializadas no evento “Semana de Educação”, realizado no Brasil entre os anos de 1928 e 1935, período que teve a Associação Brasileira de Educação (ABE) como sua organizadora. A pesquisa teve por objetivo compreender e analisar as Semanas de Educação, observando um projeto de educação do corpo que se efetivou, a partir do evento dos Estados Unidos da América (EUA), explicitando duas estratégias: as prescrições e práticas de higiene e de educação física. Como objetivo específico, a tese buscou mapear as representações, apropriações, resistências e transformações dos projetos organizados pela ABE e parte do questionamento: como a ABE pensou, articulou e empregou estratégias relacionadas a uma educação do corpo nas suas relações com a higiene e a educação física, por meio das Semanas de Educação e mediante as propostas norte-americanas das Education Weeks? Para tal, esta pesquisa se propôs a entender as relações que oportunizaram a criação das Education Weeks, suas bases, objetivos e internacionalização, a partir da sua vinda para o Brasil através dos seus organizadores, a American Legion, National Education Association e o Departamento de Educação nos EUA. O corpus documental foi formado por uma série de fontes como: atas, correspondências, relatórios (administrativos e escolares), livros próprios dos eventos, trabalhos escolares (escritos, colagens e cartazes), mapas, fotografias e diversas notícias de periódicos. Essas fontes abarcam tanto os eventos dos EUA quanto do Brasil, oportunizando variações na lente da objetiva, ao olhar o mesmo evento, em distintos países e realizando uma amálgama entre o macro e o micro. Ao final da pesquisa, concluiu-se que as representações sobre higiene e educação física vindas dos EUA eram apresentadas através dos eventos, em seu formato brasileiro, mas as apropriações, a partir das práticas, eram oportunizadas pelas diferentes condições materiais dos lugares em que as atividades eram realizadas, produzindo outros sentidos sobre as representações impostas pelos organizadores.