Resumo

Este estudo teve como objetivo averiguar como a sexualidade do idoso é abordada nos cursos de ensino superior na área da saúde. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo integrativa tendo como questão norteadora averiguar como está sendo proposta a temática da sexualidade do idoso nos cursos de ensino superior na área da saúde. A produção científica foi verificada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed, Portal de periódicos da CAPES e Google Acadêmico, sem delimitação do ano de publicação, pelas seguintes combinações de palavras: “ensino”; “sexualidade”; “idoso” e seus respectivos correspondentes em inglês. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram cinco artigos para esta revisão. Esta revisão mostrou o predomínio de estudos quantitativos e com estudantes de enfermagem. Percebe-se que os universitários apresentam uma atitude e pensamentos mais conservadores bem como a carência de tópicos desta temática na matriz curricular. É relevante que estudantes e profissionais de saúde conheçam a sexualidade de idosos, a fim de romper com tabus existentes, devido à ausência de informações e discussões acerca da vivência da sexualidade enquanto prática importante do envelhecimento.

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