Resumo

Objetivo:
Nossa contribuição visa à análise comparativa das letras de hinos de clubes de futebol lusobrasileiros, partindo da simbologia da cruz como elemento de identificação de suas origens.

Métodos e resultados:
A partir de um olhar transdisciplinar, pensamos a relação entre literatura, música e futebol através da análise das letras de hinos de clubes de futebol luso-brasileiros, tomando por base traços textuais de identidade simbólica (cores, escudo, nomes). Para isso, elegemos as letras dos hinos da Tuna Luso Brasileira, da cidade de Belém do Pará, do Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, e da Associação Portuguesa de Desportos, de São Paulo, para comporem o corpus de análise.

Conclusão:
Para uma abordagem dessa natureza, consideramos não só a história de fundação e trajetória dos três maiores clubes de futebol luso-brasileiros, como também os contextos em as letras de seus respectivos hinos foram compostas. Constatamos que os hinos, enquanto parte do arsenal de símbolos de toda agremiação, contribuem para a construção da imagem do clube, sendo que os traços de identidade simbólica desempenham um papel fundamental nesse processo. No caso específico das três letras analisadas, todas elas contêm referências à “cruz”, que remete às Ordens medievais de Malta e de Cristo, ambas de grande importância na história de Portugal. Além disso, os três hinos marcam a sua identidade de origem no próprio nome, com a diferenciação de que se pode lançar mão de adjetivação ou de antropônimo. Apenas num deles, encontramos referências às cores de Portugal.