Resumo

A avaliação na Educação Física Escolar, tema rodeado de incertezas, apresenta-se como uma das questões mais preocupantes para os professores da disciplina. Embora a discussão venha aumentando no âmbito acadêmico, ainda não há protocolos consolidados e que respondam adequadamente às necessidades da área. Nessa perspectiva, a Secretaria de Educação –do município, implantou planilhas avaliativas para a Educação Física. No entanto, há entre os docentes, algumas dúvidas e anseios em relação ao novo instrumento. O objetivo deste estudo é analisar, sob a perspectiva dos professores, o conteúdo e a aplicabilidade das planilhas avaliativas implantadas numa rede municipal pública para o Ensino Fundamental I e II. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória que contou com a participação de 37 professores da rede. A coleta de dados ocorreu por meio da plataforma Google Forms, na qual foi disponibilizado, via email dos participantes que assinaram o temo de consentimento livre e esclarecido, o questionário com questões abertas e fechadas. A análise dos dados se deu em três etapas: análise descritiva, análise de cluster e análise do conteúdo. Na análise descritiva apresentamos os números provenientes das questões fechadas e as considerações feitas nas questões abertas; dessa forma, começamos a entender o cenário da pesquisa. Na análise de cluster fizemos um cruzamento de dados provenientes das questões fechadas para identificar possíveis padrões de respostas; isto nos possibilitou identificar três diferentes clusters/perfis. Na análise do conteúdo direcionamos o trabalho a partir de dois eixos temáticos: Conteúdo das planilhas e Aplicabilidade das planilhas. Nos eixos foram inseridas três categorias que surgiram da análise dos discursos. Dentro do eixo temático Conteúdo das planilhas, surgiu a categoria Relevância dos critérios e de seus respectivos pesos. Já do eixo Aplicabilidade das planilhas, emergiram Relevância das planilhas para avaliação em Educação Física e Dificuldades na aplicabilidade das planilhas. A partir das análises dos dados foi possível identificar que 64,9% dos professores consideram a planilha como “Pouco Adequada”. A perspectiva dos professores é que o conteúdo das planilhas mereça ser revisto, assim como os pesos dos critérios adotados, pois não atendem à demanda avaliativa da maior parte dos participantes e acabam por dificultar a sua aplicabilidade com a subjetividade existente. Contudo, os professores participantes da pesquisa acreditam que sistematizar a avaliação por meio das planilhas seja benéfico à prática avaliativa, desde que sejam ouvidos em maior escala

Acessar Arquivo