A sistematização do conteúdo ginástica nas aulas de educação física em ensino médio
Por Rodolfo Gomes Da Silva (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor), Rodrigo Falcão De Oliveira (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A educação física, na abordagem Crítico-Superadora, é uma área de conhecimento que tem como objetivo, o ensino e a sistematização do jogo, da ginástica, do esporte, da dança, e da luta. Considerando, estes, como conjunto das manifestações da cultura corporal (COLETIVO DE AUTORES, 2012). Assim, a Ginástica, como conteúdo das aulas de educação física, apresentando-se de forma sistematizada possibilita aos alunos o aprendizado da expressão corporal, instigando sua criatividade por meio de seus movimentos, resgatando a cultura e fazendo-o entender a historicidade do ser humano como ser social, que edifica e transforma o contexto no qual está inserido, modificando também suas ações (AYOUB, 2003, 2007 e BREGOLATO, 2011). Posto isto, o objetivo do presente estudo é analisar como está sendo vivenciada a sistematização do conteúdo ginástica nas aulas de educação física em ensino médio.