Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar como está sendo sistematizada os conhecimentos da cultura corporal no componente curricular Educação Física da rede Municipal de ensino de Goiana- PE, procurando refletir sobre a importância do programa de ensino para a qualificação da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa que se inicia como bibliográfica, passa pela análise documental e chega ao campo, que tem enquanto instrumentos da pesquisa questionário exploratório que atendeu a todos os 10 professores efetivos desta rede que ministram aulas de educação física do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, e entrevista semiestruturada à cinco professores que atenderam aos critérios para esta fase. Este estudo toma por base uma abordagem qualitativa e tem enquanto principal método a hermenêutica dialética, o qual traz a comunicação como a principal fonte de informações, retratada no estudo pela fala dos professores entrevistados. O lócus do estudo foram as escolas da rede municipal de ensino de Goiana-PE que possuem turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. As análises dos dados foram realizadas a partir da análise de conteúdo que, de acordo com Bardin (2011), nos permite criar categorias e compreender melhor o objeto da pesquisa. Como conclusão, conseguimos identificar que pelo menos metade dos professores de educação física desta rede elaboram seus programas de ensino e conseguem sistematizar os conteúdos da cultura corporal, mesmo tendo sua prática pedagógica dificultada pela falta de estrutura física, material e pela ausência de formação continuada.

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