Resumo

Este trabalho aborda o processo de socialização através do esporte, a fim de discutir a significação de valores que podem ser apropriados pelo educando por meio da prática esportiva. A partir da apresentação de duas proposições do processo de socialização – imposta ou construída – pôde-se verificar as influências que permeiam a relação indivíduo - sociedade e delinear as representações sociais acerca do esporte. Para auxiliar nessa análise de valores, optou-se pelo cruzamento dos aportes teóricos produzidos por autores como Durkheim, Berger, Coulon, Elias, Bourdieu,Vygotsky e Geertz, dentre outros. Além disso, foi apresentada toda a discussão epistemológica da educação física referente às críticas sobre o embate entre o esporte educativo em oposição ao esporte de rendimento. Diante de todas essas informações, foi desenvolvido um estudo de caso na Fundação Gol de Letra, a partir de três focos de pesquisa – a instituição, os educandos e as suas famílias – para verificar possíveis consonâncias e dissonâncias frente a uma proposta pedagógica que se dispõe a adotar um esporte educativo para socializar crianças e adolescentes, através do acesso à cultura corporal de movimento. As conclusões remetem a um quadro em que se pode verificar a força que a “socialização primária” apresenta sobre os educandos, além de demonstrar que os significados associados ao esporte resultam da influência conjunta de várias instâncias.

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