Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender de que forma a participação de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social esportivo pode refletir nos seus processos de socialização. Os sujeitos dessa pesquisa são crianças que freqüentam as atividades do projeto. Para tanto, fez-se uma análise cotejando o discurso proposto pelo projeto com as informações obtidas junto às crianças que dele participam. Realizamos este estudo através de uma observação participante no contexto de um projeto social de tênis, bem como nas atividades desenvolvidas pelas crianças fora dele, na vila, na escola. O projeto investigado busca ser referência no desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes consideradas em situação de vulnerabilidade social e oportunizar que estes “reescrevam os seus projetos de vida”, por intermédio da prática “sistemática” e “disciplinada” do tênis. Constatamos que as crianças já chegam ao projeto com certas características pré-estabelecidas (“com boas condutas”). As atividades do projeto são sempre conduzidas pelos seus professores mantendo os alunos ocupados e existindo poucos espaços para interações livres. Estas características, dentre outras, parecem sugerir que aquilo que pode parecer um resultado da ação do projeto (“uma boa conduta”, por exemplo), pode ser ao mesmo tempo, algum tipo de pré-condição já trazida pelas crianças de outras experiências socializadoras. A partir disso, não quisemos tanto julgar ou questionar as ações do programa no que se refere aos seus objetivos e metas (aquilo que é visto como positivo), mas de justamente colocar em debate as relações simplistas de causa-efeito nestas experiências com as crianças.

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