Resumo

Introdução: há necessidade de estudos que permita conhecer a pessoa do treinador, o seu processo de desenvolvimento profissional, o seu padrão de treinamento, a sua busca por informações para o seu trabalho diário, dentre outros aspectos que contribuam para formação desportiva e valorização profissional do treinador. Objetivo: identificar a socialização profissional dos treinadores de bas quetebol de Santa Catarina a partir das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Métodos: quanto à metodologia, consiste numa pesquisa qualitativa, no qual participaram dezenove treinadores de basquetebol de Santa Catarina. A amostra foi composta po r oito masculino e onze femininos, tendo como instrumento de pesquisa um questionário de perguntas abertas, que foi submetido ao Comitê de Ética. Resultados: os treinadores apontaram que suas relações com os/as atletas, de modo geral, são boas (n=03), ótim as (n=08) e excelentes (n=08), não houve nenhuma classificada como ruim ou regular. Tais quais justificadas pela existência do respeito, do diálogo, do companheirismo, da confiança e de reflexão. Enquanto a relação com a equipe técnica, também se apresento u positiva, classificando a como: boa (n=2), ótima (n=10) e excelente (n=06), apenas um treinador classifica como regular, devido as perspectivas de trabalho serem distintas, assim não chegando a um acordo. Os treinadores acreditam que o respeito, a conver sa, a troca de experiências e a honestidade são atributos que favorecem e sustentam as relações de trabalho com seus atletas. Conclusão: enfim, os treinadores trazem consigo seus valores humanos, os quais transcendem dos aspectos pessoais e profissionais, os quais auxiliam na socialização profissional, especificamente nas boas relações interpessoais com os atletas e a equipe técnica.

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