A Técnica Delfos na Construção Curricular
Por Antônio Carlos Bramante (Autor).
Em Revista de Estudos Universitários - REU v. 18, n 2, 1992.
Resumo
Desde que foi concebida há quase 40 anos, a técnica de Delfos atravessou diferentes fases, do sigilo e da obscuridade, ao uso amplo e à estabilidade. A ideia de reunir um grupo de especialistas para, primeiro, prognosticar eventos e, depois, fixar questões complexas, tornou-se popular em alguns campos, particularmente em educação. A geração sistemática de opiniões por especialistas, intercalada com o “feedback do grupo através de um certo número de etapas, tem sido considerada como um método eficiente para se obter informações sobre questões educacionais, inclusive desenvolvimento de currículo. A maior parte dos estudos exploratórios que aplicam a técnica de Delfos tem abrangido elementos selecionados de desenvolvimento curricular tais como definição de valores, metas e objetivos, e conteúdos necessários em áreas específicas de conhecimento. Muitas investigações associam a estrutura do tempo a estes estudos para projetar o período dentro do qual os especialistas acreditam que seus prognósticos provavelmente ocorrerão. Embora haja poucos estudos abordando o desenvolvimento de currículos de recreação e de parques, há literatura que apresenta algumas pesquisas realizadas em campos afins.