A Temática do Gênero nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio: Pesquisa e Intervenção em Escolas da Cidade de São Carlos
Por Bianca Haertel (Autor).
Em III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Pautamos no estudo as relações de gênero entre educadores(as) e educandos(as), educandos(as) e educandos(as) nas aulas de Educação Física do Ensino Médio em duasescolas da cidade de São Carlos, identificando como eles(as) interagem nas aulas e como osconteúdos e estratégias podem aproximar ou afastar as educandas das aulas. Entendemos ogênero como uma construção histórico-social, que pode ser transformada por meio de umaprática da cultura corporal desmistificada. Observamos e registramos em diários de campo asaulas, as intervenções voltadas à discussão do gênero e realizamos entrevistas semiestruturadas.Assim, constatamos que os conteúdos das aulas de Educação Física continuamfundamentados principalmente em esportes coletivos e que a participação das meninas nasaulas, bem como na ocupação dos espaços escolares é inferior a dos meninos. Notamostambém que ainda são fortalecidos modelos e condutas sexistas, particularmente por meio dasposturas adotadas no meio escolar.