A Tematização das Ginásticas nas Aulas Educação Física em São Paulo: o Inédito Viável em Contextos de Uberização da Educação
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Valdilene Aline Nogueira (Autor), Uirá de Siqueira Farias (Autor), Diego Luz Moura (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 1, 2019.
Resumo
O objetivo desse ensaio foi relatar três experiências pedagógicas com a tematização das ginásticas, de dois professores e uma professora de Educação Física, que lecionam na escola pública, em diferentes ciclos de escolarização. As aulas realizadas no Ensino Fundamental (séries iniciais e finais) possibilitaram vivências, reflexões e apresentações de ginástica para todos nos eventos das escolas. O projeto educativo desenvolvido no Ensino Médio com a tematização dessa prática corporal estimulou a realização dos gestos de diferentes ginásticas, além da criação de uma coreografia de ginástica para todos com elementos dos marcadores sociais que atravessam a sociedade contemporânea. Embora cada projeto educativo descrito possua especificidades, foi possível perceber que as experiências pedagógicas convergem para a problematização de diferentes temas relacionados com as ginásticas rítmica, artística, acrobática e para todos, nos três relatos narrados