Resumo

O presente artigo procura colocar em discussão o fato de que o processo de transformação da sociedade - principalmente a de cunho urbano-industrial - é o fator hegemônico da construção espacial e, para tanto, retoma categorias como "desenvolvimento técnico", "desumanização" e "espaço" no sentido de identificar a necessidade de historicizá-los e reconceituá-los permanentemente. Outro aspecto a se considerar é que o artigo foi originalmente concebido para ampliar o debate com professores de geografia de 1º e 2º graus. Palavras-chave: geografia, espaço, ensino, aprendizagem. * Este artigo foi originalmente concebido para fazer parte de uma mesa-redonda promovida pela Fundação Paula Souza e foi apresentado aos professores desta instituição em 24/04/1995. O título, portanto, é de responsabilidade da Fundação e é em torno dele que desenvolvi as idéias que vem a seguir. O texto ora apresentado para publicação, no entanto, sofreu algumas mudanças aqui e ali, na tentativa de deixar mais acabadas algumas passagens que, numa releitura, considerei mais obscuras e, no último item, originalmente concebido para professores de escolas técnicas de de 1º e 2º graus, procurei desenvolver mais algumas considerações que me permitissem dialogar com um conjunto mais amplo de profissionais. Aproveito para agradecer ao Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP pela ajuda que, durante o período de elaboração desse artigo e dos estudos que envolvem o desenvolvimento de meu trabalho de doutorado, me tem sido oferecida. ** Professor do Departamento de Geografia na PUC-São Paulo.