Resumo

Este artigo tem como pretensão relacionar a teoria de Galperin com a organização do ensino da Educação Física, de forma bibliográfica, explicando a formação de conceitos por meio das etapas de assimilação e dos princípios didáticos de Galperin. Para isso, dialogamos com a proposta teórico-metodológica da Educação Física Crítico-Superadora e a Teoria Histórico-Cultural. Concluímos que os conceitos se dão pela assimilação das etapas e princípios didáticos de Galperin, e a relação com a Educação Física acontece por dentro desse processo de ensino e aprendizagem.

REFERÊNCIAS

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira, NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Criança não é Manga, não amadurece: Conceito de Maturação na Teoria Histórico-Cultural. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2013, 33 (2), 414-427.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4ª ed. São Paulo: MARKON Books, 1996.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsku, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber livros, 2009. 216 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20.ed.rev.e ampl. São Paulo: Cortez, 1996.

VIGOTSKI, Lev semenovich. Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes,1998, p. 191

Acessar