Resumo

INTRODUÇÃO: Os estudos sobre a teoria do se-movimentar ampliaram-se no Brasil. Este trabalho apresenta um estado do conhecimento realizado por meio de um levantamento de dissertações e teses sobre o que vem sendo relacionado com essa teoria no período de 2009 a 2019.
OBJETIVO: Este estudo apresentou como objetivo apontar as considerações atribuídas ao se-movimentar enquanto conhecimento do movimento humano no contexto da educação física.
MÉTODOS: Foi realizada uma busca na base de dados eletrônica da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), usando o descritor “se-movimentar”. Com o propósito de fazer um recorte temporal para delimitar o número de estudos que seriam analisados, optou-se por adotar trabalhos defendidos entre janeiro de 2009 e agosto de 2019, momento em que a pesquisa foi realizada.
RESULTADOS: Os resultados evidenciam uma assimetria entre os resumos analisados, uma vez que estes não informam dados relevantes para que o leitor compreenda a relação do trabalho analisado com a teoria do se-movimentar; desse modo, as informações inconstantes não permitem ao leitor entender que o se-movimentar depreende de uma ação originária do próprio indivíduo, com o objetivo de inseri-lo em um movimento autêntico, próprio e intencional que serve como um diálogo na relação entre este e o mundo por meio do movimento.
CONCLUSÃO: A maioria dos resumos dos estudos analisados discutem o se-movimentar como uma possibilidade de superação de paradigmas, que tem determinado a adultificação e mecanização das crianças para sua inserção futura no mundo produtivo.

Acessar