A Teoria dos Estágios Aplicada Aos Estudos do Desenvolvimento Motor: Uma Revisão
Por Inara Marques (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 7, n 1, 1996. Da página 13 a 18
Resumo
A teoria de estágios aplicada ao desenvolvimento motor foi baseada na psicologia do desenvolvimento, proposta por Piaget. A idéia era de que o comportamento cognitivo passava por mudanças qualitativas denominadas estágios. E foi esta idéia que forneceu a base para a construção de uma teoria de estágios para o comportamento motor. Desde então, o objetivo do profissional em desenvolvimento motor tem sido tentar explicar o processo de aquisição dos movimentos fundamentais através de uma seqüência hierárquica de estágios, identificados desde a primeira manifestação do movimento até a sua execução de forma madura. A intenção deste artigo, no entanto, não é confirmar a teoria de estágios como adequada, mas realizar uma explanação sobre esta teoria aplicada aos estudos do desenvolvimento motor, considerando suas principais características, e uma discussão deste conteúdo face a novas tendências.