Resumo
O presente trabalho trata, sob o enfoque investigativo, da análise e aplicação da teoria de Pierre Parlebas sobre as ações motrizes que surgem no desenvolvimento de uma determinada situação motriz. O nosso objetivo é apresentar, discutir e aplicar a teoria praxiológica de Parlebas a uma situação motriz tradicional brasileira. A situação motriz escolhida foi o jogo de queimado na versão semi-institucionada pelos pais e professores do Instituto Abel, um colégio lassalista da cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, onde é disputado entre as alunas do 1o segmento do 1o grau todas as sextas-feiras (do ano letivo), no horário escolar, em um campeonato próprio do Instituto. A análise metodológica baseou-se no levantamento sistemático das características pertinentes do jogo, segundo o modelo de observação elaborado por Parlebas em seu livro Sport en Jeux (1987b), seguido de entrevistas com pais, professores, técnicos e jogadoras. Aplicamos os princípios ludomotrizes propostos por este autor, como a rede de comunicações motrizes, a rede de interação de marca, o sistema de pontuação, a rede de troca de papéis e os códigos semiomotrizes. Comprovamos que a pesquisa praxiológica das estruturas profundas das práticas motrizes pode oferecer aos profissionais da Educação Física uma proposta pedagógica relevante nesta área de conhecimento e intervenção.