A Trajetória de Vida de Treinadores de Ginástica Artística
Por Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Thais Emanuelli da Silva de Barros (Autor), Jeferson Rodrigues de Souza (Autor), Filipy Kuhn (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Investigou-se a trajetória de vida de treinadores de Ginástica Artística (GA), mediante pesquisa qualitativa, com estudos de caso múltiplos, com oito treinadores na formação de jovens ginastas brasileiros. A coleta foi realizada através do Rappaport Time Line (RTL) e de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os primeiros contatos com a GA ocorreram na infância, estendendo-se ao longo da vida desses sujeitos, impulsionados pelas relações familiares, pela escola e clube esportivo. Conclui-se que tornar-se treinador de GA decorre da participação direta, contínua e, por vezes, induzida, dos sujeitos na GA ao longo de suas trajetórias. Esse processo fundamenta-se nas relações sociais, envolvendo uma inter-relação entre as práticas, os significados e o senso de pertencimento a diferentes comunidades de prática ligadas à GA.