A trajetória formativa dos professores de educação física das escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte
Por Cicera Nayandra Santiago Soares (Autor), Ana Izabelle Melo Maia (Autor), Mary Hellen Fernandes De Matos (Autor), Uânia Da Silva Alves (Autor), Felipe Cavalcante Brasileiro (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A Educação Física é um componente curricular obrigatório na escola. A Lei 9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB ressalta que a formação dos Professores para atuar na educação básica deverá ser feita em nível superior, com a ressalva para os Professores formados por treinamento em serviço (BRASIL, 1996). Saviani (2009) esclarece que um profissional com formação superior poderá ter mais oportunidades de capacitação sobre o conteúdo, organização curricular, didática e ensino. O Anuário Brasileiro da Educação Básica (2019) mostra que no ano de 2008 o número de professores da rede básica de ensino com nível superior era de 67% e que no período de 10 anos houve um aumento de apenas 12,9%. Uma possível explicação é dada por Saviani (2009) que relata que para o professor buscar capacitação é necessário assegurar condições adequadas de trabalho e prover recursos financeiros correspondentes. Dessa forma, se faz relevante pesquisas relacionadas a essa realidade. Segundo Romanowski (2007), para melhorar a educação é importante pesquisar sobre a formação de professores em escolas municipais para que a produção do conhecimento contribua para o desenvolvimento profissional e para mudanças na prática docente. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender a trajetória formativa dos Professores de Educação Física atuantes nas escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte.