Resumo

A Educação Física é um componente curricular obrigatório na escola. A Lei 9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB ressalta que a formação dos Professores para atuar na educação básica deverá ser feita em nível superior, com a ressalva para os Professores formados por treinamento em serviço (BRASIL, 1996). Saviani (2009) esclarece que um profissional com formação superior poderá ter mais oportunidades de capacitação sobre o conteúdo, organização curricular, didática e ensino. O Anuário Brasileiro da Educação Básica (2019) mostra que no ano de 2008 o número de professores da rede básica de ensino com nível superior era de 67% e que no período de 10 anos houve um aumento de apenas 12,9%. Uma possível explicação é dada por Saviani (2009) que relata que para o professor buscar capacitação é necessário assegurar condições adequadas de trabalho e prover recursos financeiros correspondentes. Dessa forma, se faz relevante pesquisas relacionadas a essa realidade. Segundo Romanowski (2007), para melhorar a educação é importante pesquisar sobre a formação de professores em escolas municipais para que a produção do conhecimento contribua para o desenvolvimento profissional e para mudanças na prática docente. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender a trajetória formativa dos Professores de Educação Física atuantes nas escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte.

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