A trajetória histórica do encontro de lá pra cá e suas dialogicidades tecidas
Por Diego Fernandes Machado Da Costa (Autor), Gabriela Souza Da Cruz Costa (Autor), Caroline Amarajás Cattan (Autor), Renato Sarti Dos Santos (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Este resumo compromete-se com a análise das dialogicidades tecidas no decorrer da trajetória histórica do evento Encontro De Lá Para Cá (EDLPC), realizado pelo projeto de extensão “EEFD Baixada: Autonomia e construção de conhecimento”. O EDLPC consiste na visita de estudantes da educação básica à EEFD/UFRJ, participando de vivências com a cultura corporal. O evento vem tecendo uma rede cada vez maior de parceiros (escolas da rede pública, disciplinas curriculares, projetos de extensão e grupos de pesquisa). A ação ocorre semestralmente e promove o encontro de professores em formação, escolares e universitários. Assim sendo, ao observar este espaço de articulação de saberes entre Universidade e Escola Cattan et. al (2019) observou que essa interação se mostra um importante espaço formativo para licenciandos, visto que, estes tematizam os conteúdos das disciplinas na qual estão inscritos. O conceito de dialogicidade abordado por Paulo Freire (1968) destaca a importância do diálogo igualitário entre educador e educando. Segundo o autor, a concepção "bancária" de educação, baseada na transmissão de conhecimento, mantém a contradição entre as partes envolvidas. Dessa forma, a dialogicidade se torna pilar para uma educação libertadora, pois todo o saber é considerado nesse espaço. Sarti (2020) em seu exercício ad-mirativo ao observar as redes de parcerias construídas dentro do projeto EEFD Baixada apontou para a potencialidade das dialogicidades tecidas dentro das ações do referido projeto, a saber: Institucional, Profissional e Escolar.