Resumo
O objetivo da presente investigação foi verificar se a aprendizagem do nado borboleta seria facilitada, quando ensinado imediatamente após se ter aprendido o crawl, dando-se ênfase à transferência da aprendizagem. O estudo foi desenvolvido durante o primeiro semestre letivo de 1981, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Testaram-se três grupos de escolares de ambos os sexos, da 3a. e 4a. séries do primeiro grau, cujas idades variaram entre nove e doze anos. O grupo experimental 1 (GE1) foi submetido ao ensino tradicional da natação, qual seja a seqüência: crawl, costas, peito e borboleta, respectivamente; o grupo experimental 2 (GE2) ao ensino do crawl seguido imediatamente pelo ensino do borboleta; e o grupo controle (GC), somente ao ensino do borboleta. Os resultados mostraram que não existem diferenças significativas quanto à aprendizagem do borboleta relativamente ao ensino tradicional e ao ensino do borboleta imediatamente após o crawl. Ambos os procedimentos mostraram-se eficientes. Encontraram-se diferenças significativas nos resultados obtidos em cada um dos grupos experimentais em relação ao grupo controle.