Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a influência das informações de retroalimentaçao visual e proprioceptiva, e da trans­ferência entre ambas, na aprendizagem de uma destreza motora. Parti­ciparam da pesquisa 60 alunas que foram distribuídas aleatoriamente em 4 grupos experimentais. O grupo 1 recebeu retroalimentação visual nas 20 primeiras e nas 20 últimas tentativas. O grupo 2 recebeu re­troalimentação proprioceptiva nas 20 primeiras e nas 20 últimas ten­tativas. O grupo 3, retroalimentação visual nas 20 primeiras tenta­tivas e proprioceptiva nas 20 últimas tentativas. O grupo 4, retroalimentação proprioceptiva nas 20 primeiras e visual nas 20 últimas tentativas. Conluiu-se que, tanto a informação de retroalimentação visual quanto a proprioceptiva propiciam aprendizagem da tarefa, sendo que a modalidade visual provocou melhores resultados com esco­res de erros mais inferiores, com respeito a transferência entre as duas modalidades, não se observou nenhuma melhoria nos escores dos 4 grupos estudados.

Acessar