A Transversalidade na Educação Física Escolar. Uma Relação Necessária?
Por Leonardo Paula Fraga de Castro (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 281, 2021.
Resumo
O presente texto correlaciona as pesquisas com foco na análise das relações entre a Educação Física Escolar e os Temas Transversais, com o objetivo de compreender a importância desta relação, buscando por um diálogo da disciplina com a realidade da comunidade escolar de forma significativa no processo de desenvolvimento crítico dos educandos. Foram selecionados quatro trabalhos de pesquisa de campo que relacionavam a educação física escolar aos temas transversais, além de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e bases da Educação, Parâmetros curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular para compor o plano de fundo das argumentações deste trabalho. Diante das discussões apresentadas conclui-se que a Educação Física deve emergir para a sociedade como disciplina curricular que trata o corpo em suas diversas manifestações e não apenas no seu trato procedimental esportivo. Para isso a adesão dos Temas Transversais inseridos ao currículo para contextualiza-lo e problematiza-lo, pode ser um passo importante para a disciplina sair das amarras de uma prática esportivizante alienante.
Referências
Bastos, M.D. (2010). Jogos Transversais: uma proposta de abordagem dos temas transversais nas aulas de Educação Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, 142. https://www.efdeportes.com/efd142/temas-transversais-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm
Betti, M. (1991). Educação física e sociedade: a educação física na escola brasileira de 1º e 2º graus. Movimento, 1.